Emissão de certificados de calibração

Garantir que a emissão dos certificados de calibração ocorra de forma rápida e segura, sem perder os critérios de qualidade é um grande desafio para os laboratórios de metrologia. Pensando nisso, elaboramos o fluxo abaixo que expressa de maneira bem didática o processo de emissão de um certificado de calibração no SISMETRO. 

TIPO DE TECNOLOGIA
Para efetuar a calibração de uma solução, material de referência, medida materializada, instrumento de medição ou equipamento o primeiro passo é verificar se o tipo de tecnologia dele está ativo (exemplo: balança, ventilador pulmonar, micropipeta e etc). Os tipos de tecnologia são padronizados pela SISMETRO, para solicitar o cadastramento de um novo tipo acione a equipe de suporte.

CADASTRO DO SOLICITANTE
Para cadastrar um patrimônio é necessário verificar se o solicitante e/ou localização do "cliente" está devidamente cadastrado (exemplo: hospital são marcos, UTI, laborório são pedro e etc).

CADASTRO DE PATRIMÔNIO
Ao efetuar o cadastramento do patrimônio detalhe ao máximo as informações e alimente os dados de forma padronizada. Caso não encontre campos para alimentar uma informação específica, utilize o gestor de especificações técnicas para organizar as informações conforme sua necessidade.

UNIDADE DE MEDIDA
Antes de configurar um canal de medição de um patrimônio é necessário que a unidade de medida em que ele opera esteja ativada (exemplo: g, V, A, W, PSI e etc). As unidades de medida, incluindo seus múltiplos e submúltiplos são padronizados pela SISMETRO de acordo com o SI - Sistema Internacional de Unidades, para solicitar o cadastramento de uma nova unidade de medida acione a equipe de suporte. Para mais informações leia o “SI - SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - Edição 2021”.

LAYOUT DE CANAIS
Após cadastrar o patrimônio o usuário deverá cadastrar os seus canais de medição. Diferente de um padrão em que os canais são criados dentro do cadastro do patrimônio do padrão, o cadastramento dos canais de um patrimônio que será calibrado são criados em formato de layout. Isto se dá visto que a quantidade de patrimônios a serem calibrados é imensamente maior que a de padrões, desta forma o usuário pode criar um layout de canais que será aplicado a todos os patrimônios semelhantes e assim evitar retrabalho. Cada canal do layout possui suas próprias configurações de grandeza, unidade de medida e tolerâncias de aprovação. Caso não exista nenhum layout que se aplique ao patrimônio o usuário deverá criar um novo.

Alguns patrimônios possuem vários canais que medem grandezas diferentes como no caso de um multímetro que pode, por exemplo, medir corrente elétrica (A), tensão elétrica (V), resistência elétrica (Ω) e etc. Já outros padrões possuem vários canais da mesma grandeza como no caso de um datalogger de temperatura multicanal, onde todos medem temperatura (°C). Ainda outros possuem apenas um canal como no caso do peso padrão, que possui somente a grandeza massa (g).

MODELO DE CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO
Para emitir um certificado de calibração o usuário deverá primeiro criar um “modelo de certificado de calibração” e configurar a quais filiais, solicitantes e tipos de tecnologia ele se aplica. Os principais tipos de certificados são: certificado de terceiro, certificado de fórmula padrão e certificado de calibração via planilha. Cada modelo de certificado deverá ser vinculado aos procedimentos técnicos da biblioteca. 

Para fórmulas customizadas o usuário poderá criar um modelo do tipo calibração via planilha, o qual permite aplicar cálculos, PROC-V e MACRO em uma planilha padrão disponibilizada pelo SISMETRO. Após realizar todas as configurações o usuário deverá realizar o upload da planilha no modelo de certificado em questão. 

PADRÃO DE CALIBRAÇÃO
Para emitir um certificado de calibração o usuário deverá primeiro assegurar que os padrões que serão utilizados nos procedimentos estão devidamente válidos. Para mais informações leia o artigo “Gestão de padrões de medição utilizados em calibrações e ensaios.”

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO
Para registrar um certificado de calibração de um patrimônio o usuário deverá primeiro abrir uma SS para ele. Este passo é necessário para garantir a plena gestão e rastreabilidade das informações. Uma SS suporta "N" certificados. 

EMISSÃO DE CERTIFICADO
Com a SS aberta o usuário poderá alimentar as leituras, efetuar a simulação e a emissão final do certificado. Para calibrações via planilha o usuário pode utilizar o a aplicação local para ambiente windows que efetuar a sincronia (download e upload) das planilhas com o servidor de forma totalmente automática. Após a emissão não é possível alterar nenhum dado no certificado.  

A plataforma permite proteger cada certificado de calibração emitido por meio de tecnologia blockchain SISMETRO. Durante a emissão a blockchain SISMETRO gera um token com base no último certificado emitido e no conteúdo do certificado que está sendo gerado. Desta forma o conteúdo e a sequência de emissão dos certificados de calibração ficam protegidos garantindo a sua integridade e rastreabilidade.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO
Agora que o certificado de calibração está devidamente registrado, você pode lançar as demais informações relevantes na SS (exemplo: horas, NF, observações e etc) e encerra-la. 

APROVAÇÃO
Após a emissão do certificado, o SISMETRO irá confrontar as incertezas de medição e o erro (tendência) com as configurações de tolerâncias de cada canal. Caso os resultados estejam dentro das tolerâncias configuradas o certificado será aprovado e, caso contrário, será reprovado. Para aprovação manual o usuário deverá configurar que a tolerância do canal é "livre". O SISMETRO permite criar usuários com perfil solicitante para que os clientes do laboratório de metrologia possam realizar a aprovação de certificados de calibração de forma 100% digital.