Práticas Essenciais em Handling

A manutenção é um aspecto vital para a gestão de equipamentos e bens, visando otimizar sua vida útil. Ela abrange cuidados técnicos indispensáveis para assegurar a confiabilidade dos equipamentos ao longo do tempo.

Na aviação, um ambiente de risco considerável, a gestão da manutenção e confiabilidade são fundamentais para prevenir acidentes, minimizar paradas de equipamentos e até mesmo evitar fatalidades.

A manutenção preventiva, crucial dentre os tipos de manutenção, abrange um planejamento prévio e execução de tarefas periódicas, como inspeções, substituição de componentes, lubrificação e limpeza. Essas ações são fundamentais para preservar o desempenho e são baseadas em especificações dos fabricantes ou em dados proporcionais à deterioração do equipamento.

A normalização tem como objetivos definir requisitos para qualidade, garantir a segurança e saúde, proporcionar métodos eficientes para realizar serviços de manutenção e solucionar problemas recorrentes, aumentando a produtividade e reduzindo desperdícios (ABNT, 2006).

A padronização desempenha um papel crucial ao estabelecer requisitos e ações para a execução do trabalho. É especialmente relevante quando diferentes pessoas executam a mesma tarefa, garantindo consistência e qualidade.

Portanto, a padronização é um elemento-chave para a condução eficiente e confiável do trabalho de manutenção. Os equipamentos, sejam mecânicos, elétricos ou eletrônicos, naturalmente sofrem degradação com o uso, o que pode comprometer sua operacionalidade e confiabilidade. A atividade de manutenção visa antecipar, planejar e restaurar essas condições de utilização.