Melhore a Confiabilidade de Equipamentos
O que é confiabilidade?
A confiabilidade é a probabilidade de um produto ou componente funcionar conforme o esperado sem falhas durante um determinado período de tempo, sob condições operacionais normais. Em outras palavras, a confiabilidade é uma medida da capacidade de um produto ou componente de cumprir seu propósito sem falhas.
Por que a confiabilidade é importante?
É importante porque contribui para o sucesso de sua empresa e seus resultados. Para que as estratégias e os orçamentos de negócios permaneçam a caminho do objetivo, a empresa deve poder contar com produtos, colaboradores e equipamentos confiáveis.
Benefícios da Confiabilidade
- Custos de garantia reduzidos: Peças ou componentes confiáveis não exigirão tantos reparos ou substituições, assim economizando dinheiro.
- Maior qualidade nos processos: Com equipamentos mais confiáveis, os processos de produção sofrem menos interrupções.
- Melhoria na satisfação do cliente: Uma vez que ajuda a garantir o bom funcionamento dos ativos, a empresa consegue cumprir todos os prazos de entrega e oferecer produtos com qualidade. Isso reflete na satisfação do cliente, que tem as necessidades atendidas e passa a enxergar a empresa como uma parceria confiável.
- Gera vantagem competitiva no mercado: Acelerando os processos, reduzindo os custos de manutenção, aumentando a qualidade das mercadorias e garantindo a satisfação dos clientes, a empresa passa a ter um diferencial extremamente competitivo no mercado.
O que é Engenharia de Confiabilidade?
A engenharia de confiabilidade é a aplicação sistemática de princípios e processos de engenharia para melhorar a confiabilidade dos produtos, serviços e sistemas, de forma econômica. A engenharia de confiabilidade consiste nos seguintes componentes:
- Análise de falhas: A análise de falhas é o processo de identificação e investigação das causas de falhas em produtos, serviços e sistemas. A análise de falhas pode ajudar a melhorar a confiabilidade identificando e corrigindo as causas raízes de falhas.
- Projeto para confiabilidade: O projeto para confiabilidade é o processo de incorporar princípios e técnicas de confiabilidade no design de produtos, serviços e sistemas. O projeto para confiabilidade pode ajudar a melhorar a confiabilidade tornando os produtos, serviços e sistemas mais resistentes à falha.
- Manutenção para confiabilidade: A manutenção para confiabilidade é o processo de manutenção de produtos, serviços e sistemas de forma a melhorar sua confiabilidade. A manutenção para confiabilidade pode ajudar a melhorar a confiabilidade identificando e corrigindo problemas potenciais antes que eles causem falhas.
- Testes para confiabilidade: Os testes para confiabilidade são testes realizados em produtos, serviços e sistemas para avaliar sua confiabilidade. Os testes para confiabilidade podem ajudar a identificar problemas potenciais antes que eles causem falhas e podem ajudar a melhorar a confiabilidade tornando os produtos, serviços e sistemas mais resistentes à falha.
- Gerenciamento de confiabilidade: O gerenciamento de confiabilidade é o processo de planejamento, implementação e controle de atividades de confiabilidade. O gerenciamento de confiabilidade pode ajudar a melhorar a confiabilidade integrando princípios e técnicas de confiabilidade em todas as fases do ciclo de vida de produtos, serviços e sistemas.
Para melhorar a confiabilidade de sua empresa, um software de gerenciamento de ativos e manutenção é a melhor opção.