Existem Diferenças entre Calibração e Aferição? Quais são? Entenda de uma vez por todas!

Se você é um desses que ainda não compreende bem este assunto, fique tranquilo que seu problema será resolvido em breve.

O DESENVOLVIMENTO DA METROLOGIA

Antes de iniciar a explicação direta, é importante situar sobre o tópico que esse assunto se enquadra. Aferição e calibração são termos da metrologia. Esta, por sua vez, é um ramo da Engenharia cuja responsabilidade principal é estudar a ciência das medições, visto que metro, em grego, significa medida e logos define-se por estudo.

Em épocas anteriores à Revolução Industrial, as medidas eram feitas por vários métodos rudimentares, sem a preocupação quanto à correção e incertezas. Porém, com o avanço da indústria e a crescente oferta de máquinas e bens de consumo, tornou-se necessário verificar a precisão da medição.

As partes mecânicas de um carro são compostas de diversas peças, umas maiores, outras menores. Se em alguma delas não houver um encaixe perfeito, como por exemplo, os dentes de uma engrenagem, o sistema como um todo pode ter problemas, como ruído, perda de performance, maior suscetibilidade a falhas, entre outros.

Assim, para evitar que estes problemas ocorram, é necessário realizar a calibração.

DEFININDO CALIBRAÇÃO

Calibração é a comparação entre o sistema de medição e o valor de referência. Vou repetir novamente para você entender. Calibração é a comparação entre o sistema de medição e o valor de referência.

Na vida, tudo fica mais fácil de entender com o uso de exemplos, não é mesmo? Vou fazer isso agora.

CALIBRANDO A BALANÇA

Vamos dizer que você deseja calibrar uma balança. A balança é o sistema de medição. Para um valor de referência, digamos que o laboratório responsável e credenciado para fazer a calibração possui um peso padrão de um quilo, ou seja, 1000 gramas.

Ao colocar esse peso na balança, esta marca o valor de 1015 gramas. Ou seja, ela mostrou um valor de 15 gramas mais pesado. Isso significa que a balança está com defeito? Depende da aplicação.

Por exemplo, para um determinado setor de engenharia, pode ser que sim. No entanto, para um restaurante cuja função da balança é medir o peso da comida dos clientes, 15 gramas a mais não fará nenhuma diferença no final.

Entenda que a calibração não conserta o equipamento que apresenta um erro de medição considerado significativo. Ela apenas mostra, por meio de um certificado, o método utilizado e os respectivos resultados obtidos. O ato de consertar o equipamento é denominado de ajuste.

Vamos agora definir o termo aferição.

O QUE É AFERIÇÃO?

A resposta é bem simples: não existe aferição. Vou explicar o porquê.

Algumas décadas atrás, mais especificamente antes do ano de 1995, o Vocabulário Internacional de Metrologia apresentava contextos diferentes para a calibração e aferição. No entanto, no momento atual em que nos encontramos, este vocabulário aceito pelo INMETRO, que é do ano de 2012, não possui nenhuma menção da palavra aferição ao longo das suas 95 páginas. Ou seja, este termo caiu em desuso.

Eu não vou aqui te explicar o que significava lá atrás a aferição, para não confundir você. A própria definição de calibração também era diferente nesta época. Assim, não vale a pena discutir questões totalmente desatualizadas ao atual cenário do mundo.

CONCLUSÃO

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe!

Uma das atividades da SISMETRO é a calibração de diversos tipos de equipamentos. Mas isso eu vou contar melhor em detalhes em um outro artigo aqui do blog.