Medidas Preventivas contra paradas na Linha de Produção
Mesmo com uma gestão eficiente da manutenção, é impossível eliminar 100% dos problemas técnicos em equipamentos, além dos erros humanos. Entretanto, é possível superar essas situações e aprender com elas para evitar que se repitam.
Medidas preventivas
Essas medidas são tomadas com base nos eventos ocorridos em cada equipamento, a fim de aprender com os erros e determinar um plano de ação para o caso de reincidência. Uma das metodologias mais eficazes para a manutenção preventiva é o diagrama de causa e efeito. Esse diagrama permite a classificação dos incidentes em diferentes categorias, como método utilizado, material, mão de obra ou máquina.
O objetivo é unificar as informações sobre paradas em um documento que permita a análise dos erros e tomada de providências para que eles não ocorram novamente. Por exemplo, um problema no método utilizado pode causar uma quebra na máquina, o que resulta em uma parada na produção. Ao identificar a causa do problema, o técnico pode tomar as providências necessárias para evitá-lo no futuro.
Utilizando a tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada para a gestão da manutenção. O SISMETRO, por exemplo, é uma ferramenta que ajuda as empresas a planejar e controlar a manutenção de seus equipamentos. Com o ele, é possível programar e controlar as manutenções preventivas e preditivas de cada equipamento, definindo intervalos periódicos.
Mesmo com um ótimo trabalho de gestão, é inevitável o surgimento de imprevistos. Por isso, é preciso saber como reagir prontamente em caso de uma parada na produção. A melhor forma de fazer isso é desenvolvendo um plano de ação. Primeiramente, é necessário treinar os colaboradores, para que saibam que ações e medidas tomar no momento de uma falha ou parada. Obviamente, sempre visando a segurança de todos.