Defeito, Falha e Pane

Defeito, falha e pane estão relacionados a problemas ou anormalidades que afetam a produção, impedindo ou trazendo resultados inesperados nos equipamentos ou aplicações alvo da manutenção. 

Defeito
Um defeito é qualquer desvio que altere uma característica de um ativo em relação ao seu objetivo. Os defeitos podem ser classificados em diferentes níveis de criticidade, dependendo do impacto que eles têm na capacidade produtiva do ativo. Um defeito que não afeta a capacidade produtiva do ativo é considerado um defeito de baixa criticidade. Um defeito que afeta a capacidade produtiva do ativo é considerado um defeito de alta criticidade.

Falha
Uma falha é um evento que impede um ativo de desempenhar sua função. A falha não é o estado do ativo, mas sim um evento que ocorre no ativo. Por exemplo, o término da bateria de um relógio é uma falha, pois impede o relógio de funcionar corretamente. A partir desse momento, o relógio está em pane e permanecerá assim até que a falha seja corrigida e o relógio volte ao estado operacional.

Pane
Uma pane é um estado em que um ativo não é capaz de desempenhar uma ou mais funções. Uma falha é o evento que inicia a pane e é o motivo da incapacidade produtiva do ativo. A pane é o estado em que o ativo se encontra após a falha. A manutenção preventiva e outras ações planejadas não são consideradas panes, pois não são eventos imprevistos.

Mapear possíveis falhas, panes e defeitos nos ativos é a base para a aplicação da FMEA, PDCA e outras estratégias de manutenção. Embora seja um processo lento e muitas vezes penoso para a empresa, os benefícios de se conhecer bem os problemas que podem prejudicar os ativos e sua produção são inúmeros.