Gestão de Ativos
O que é um ativo?
A definição básica de “ativo” é qualquer recurso que uma organização possui, controla e pode usar para gerar lucro. Os ativos podem ser físicos, como máquinas e instalações, ou intangíveis, como patentes ou ações.
Duas categorias de ativos
- Ativos tangíveis: Ativos tangíveis são recursos físicos que uma empresa pode usar para gerar receita. Eles incluem os ativos fixos que normalmente são tratados no gerenciamento de manutenção, como edifícios, terrenos e equipamentos.
- Ativos intangíveis: Os ativos intangíveis, por outro lado, não são físicos. Eles incluem itens como propriedade intelectual (como direitos autorais e patentes) e ativos financeiros (como ações e contas a receber). Quando nos referimos a “ativo” em termos de gerenciamento de manutenção, geralmente se refere a ativos fixos tangíveis. Os ativos intangíveis são tratados mais na contabilidade do que na manutenção.
Ativos em manutenção e gerenciamento de instalações
A gestão da manutenção lida quase exclusivamente com ativos fixos. Entre os tipos de ativos com os quais uma equipe de manutenção pode se preocupar, estão:
- Edifícios
- Mobília
- Ferramentas, equipamentos e máquinas
- Terrenos e outros bens imóveis
Cada um desses ativos desempenha um papel na criação de lucro para uma organização. Por exemplo, uma planta é necessária para abrigar máquinas e criar um ambiente de trabalho seguro. O maquinário é vital para a maioria dos processos de produção e são necessárias ferramentas para mantê-lo funcionando. Mesmo as áreas externas de um edifício desempenham um papel importante, principalmente nos setores de varejo, imobiliário e hoteleiro.
Gerenciando e rastreando ativos fixos
Qualquer tipo de ativo, seja tangível ou intangível, precisa ser cuidadosamente rastreado e gerenciado para gerar lucro. Caso contrário, pode se tornar uma responsabilidade muito grande. Os ativos fixos geralmente exigem gerenciamento e planejamento de manutenção cuidadosos, principalmente em setores onde máquinas complexas e caras desempenham um papel vital.
Deixar de manter o equipamento adequadamente geralmente resulta em tempo de inatividade não planejado, o que pode reduzir a produtividade em até 20% e aumentar as chances de acidentes fatais. Por outro lado, a implementação de software de rastreamento de ativos e processos proativos de gerenciamento de manutenção podem reduzir o tempo de inatividade e melhorar a lucratividade.
O que é gestão de ativos?
A gestão de ativos é geralmente definida como um sistema de atividades que uma organização executa para obter valor dos ativos. Esse processo inclui o projeto, a manutenção, a operação e até o descarte de ativos durante todo o seu ciclo de vida.
O que é ISO 55000?
O termo “gerenciamento de ativos” pode parecer um termo amplo e abrangente que tem alcance ilimitado. A ISO 55000 é uma norma internacional que visa definir este termo de forma abrangente. Ele fornece diretrizes sobre gerenciamento de ativos e sistemas de gerenciamento de ativos. Este padrão divide os conceitos gerais em práticas comuns que podem ser aplicadas a vários ativos em diferentes organizações.
Que tipos de ativos o gerenciamento de ativos inclui?
Gestão de ativos refere-se intuitivamente à utilização de ativos tangíveis, principalmente ativos fixos, como estruturas físicas e grandes equipamentos. No entanto, também pode se referir a ativos intangíveis que também possuem valor significativo para uma organização. Recursos humanos, sistemas de informação e ativos financeiros são exemplos desses ativos intangíveis que também precisam ser considerados.
Quais são as ferramentas necessárias na gestão de ativos?
Embora empresas diferentes possam adotar abordagens variadas para o gerenciamento de ativos, elas têm uma coisa em comum: todas dependem de dados. Procedimentos típicos de gerenciamento de ativos são formados em torno de dados obtidos em toda a organização.
Nos últimos anos, a tecnologia desempenhou um papel fundamental no avanço da forma como coletamos e interpretamos esses dados. Um exemplo típico é a maneira como os sensores agora podem ser implantados em uma instalação, juntamente com um software que pode rastrear e analisar os dados do equipamento em tempo real. Inovações que tendemos a tomar como certas hoje costumavam ser muito caras, se é que estavam disponíveis, décadas atrás.
Quais são alguns tipos de software de gerenciamento de ativos?
O software de gerenciamento de ativos pode ser classificado em diferentes tipos, dependendo dos recursos que eles oferecem.
Os sistemas de software de gerenciamento de manutenção computadorizada (CMMS) e de gerenciamento de ativos empresariais (EAM) são ferramentas mais complexas que podem rastrear cada equipamento que você possui. Eles podem fornecer informações úteis, como dados de desempenho, cronogramas de manutenção e até mesmo o valor geral do ativo.
Certified Asset Management Practitioner (CAMP)
Para receber a designação CAMP, os profissionais devem concluir o estudo e um exame por meio do Programa de Certificação Profissional de Gerenciamento de Ativos. Projetado para profissionais em meio de carreira com diversas experiências, este programa ajuda os líderes a tomar melhores decisões sobre o projeto, compra, operação e manutenção dos ativos de uma empresa.
O curso ajuda os profissionais a desenvolver o pensamento estratégico de gerenciamento de ativos, bem como a capacidade de ajudar a liderar outras pessoas em áreas como gerenciamento de risco e conhecimento. O programa incentiva os participantes a pesquisar diferentes recursos de gestão de ativos, aprender padrões internacionais e aplicar esse conhecimento em suas empresas.
Avaliador de gestão de ativos certificado
Patrocinada pela World Partners in Asset Management, a designação de avaliador certificado de gestão de ativos cobrirá os padrões ISO 5500X, a especificação de competência GFMAM relevante, o cenário GFMAM, o guia complementar para ISO 55001, o modelo de sistemas de gestão de ativos e o modelo de entrega de capacidade.
Os profissionais devem ter pelo menos cinco anos de experiência em gerenciamento de ativos, bem como conhecimento prático dos padrões ISO 5500X e especificações de competência GFMAM antes de solicitar esta certificação.
Certificado IAM
Projetado para quem é novo no gerenciamento de ativos, o certificado IAM abrange os princípios do gerenciamento de ativos; questões de política, estratégia e planejamento; gerenciamento dos ciclos de vida dos ativos; avaliação dos riscos de gestão de ativos; e impactos financeiros e comerciais.
Diploma IAM
Um nível acima do certificado IAM é o diploma IAM, projetado para ser uma preparação mais avançada para um profissional com treinamento e experiência anterior em gerenciamento de ativos. Além de cobrir os tópicos incluídos nos requisitos do certificado, o diploma IAM aborda a prática de gerenciamento de ativos, cuidado sustentável de ativos, gerenciamento de contratados e fornecedores, previsão de demanda e planejamento de gastos de capital.