O que é Manutenção de Emergência?

A manutenção de emergência é um tipo de manutenção reativa que é realizada para corrigir um problema que está causando ou pode causar uma ameaça a vidas, propriedades, lucratividade ou viabilidade de uma organização.

Em um ambiente industrial, a EM é usada para manter uma instalação segura e operacional. Por exemplo, se houver um vazamento de gás em uma planta de processamento, a EM será usada para corrigir o vazamento e evitar uma explosão. Em um ambiente residencial, é usada para proteger a saúde e a segurança dos residentes, bem como os ativos do edifício. Por exemplo, se houver um vazamento de água em um apartamento, a EM será usada para corrigir o vazamento e evitar danos ao apartamento. Existem dois tipos de solicitações de EM:

Manutenção automática de emergência
Este é um tipo de manutenção que é realizada por um sistema automático, sem intervenção humana. O sistema automático monitora os equipamentos e processos em busca de problemas e, quando encontra um problema, ele desliga ou inicia um processo para evitar danos.

Por exemplo, se uma operadora de gás natural detecta uma queda repentina de pressão em um subcomponente de fornecimento de gás, o sistema automático fechará as válvulas para evitar uma fuga descontrolada. Da mesma forma, se uma operadora de energia elétrica detecta um problema na rede elétrica, o sistema automático desligará as seções afetadas para evitar uma falha em cascata de todo o sistema.

Solicitações humanas
As solicitações humanas são feitas por pessoas que estão presentes no local de uma emergência. Essas solicitações podem vir de qualquer pessoa, desde os funcionários que operam os equipamentos durante falhas do sistema até os usuários que são afetados por uma inundação ou falha elétrica. Eventos como uma falha de computador em uma instalação de entrada sem chave, onde o acesso por cartão-chave ao prédio não funciona, também podem justificar uma solicitação humana para manutenção de emergência.

Como gerenciar situações de manutenção de emergência
Primeiro, é necessário diferenciar manutenção de emergência e manutenção urgente. A manutenção de emergência precisa de atenção imediata, mesmo se acontecer em um domingo ou em um feriado. A manutenção urgente pode esperar pelo horário comercial normal.

Em uma indústria, se um santário estiver entupido, mas a unidade possuir outro funcionando, é urgente mas não uma emergência. Se um elevador estiver fora de serviço e ninguém ficar preso dentro dele enquanto outros elevadores permanecerem funcionando, é urgente mas não uma emergência. Do contrário, se só existisse um sanitário e este estivesse entupido, ou se o elevador travasse com pessoas a bordo, seria uma emergência.

A manutenção de emergência é necessária, visto que podem surgir situações inesperadas, porém, o ideal é sempre fazer manutenção preditiva e preventiva para diminuir a possibilidade de que tais situações possam surgir