Quais são os cronogramas de Manutenção Preventiva e Listas de Verificação comuns para os controles prediais?
A manutenção preventiva comum para os controles prediais funciona para fornecer o máximo de conforto com o mínimo de uso de energia. Equipamentos como sistemas HVAC, bombas, amortecedores e ventiladores devem ser integrados para funcionarem juntos de forma eficaz. Questões como umidade, temperatura e pressão precisam ser otimizadas ao longo do ano conforme as estações mudam.
O SISMETRO é um CMMS que ajuda a coordenar, gerenciar e rastrear todos esses sistemas de controle predial.
O que são controles de construção?
Embora os controles de construção no passado tivessem controles de temperatura manuais simples, a tecnologia adicionou um nível de sofisticação aos controles de hoje. Os controles de construção agora incluem sensores, controladores e dispositivos terminais que funcionam juntos harmoniosamente. Os sensores podem fornecer monitoramento 24 horas por dia de temperatura, pressão, vazão e umidade. Os sensores enviam alertas aos controladores. Em seguida, os controladores respondem analisando as ações necessárias para a manutenção. Em seguida, os dispositivos terminais executam a ação, como abrir ou fechar amortecedores.
Manutenção de controles prediais
O grande objetivo da manutenção preventiva dos sistemas de controle prediais gira em torno do bom funcionamento dos sensores. Se os sensores fornecerem dados imprecisos, todo o sistema não poderá operar com eficiência. Portanto, deve-se calibrar e inspecionar os sensores regularmente para fornecer acionamentos precisos para o restante do sistema de controle. Sensores e atuadores com maior probabilidade de exigir calibração regular incluem temperatura de mistura de ar e água gelada. Os transmissores de pressão estática, bem como as taxas de fluxo de ar e água, também estão sujeitos a falhas. Os técnicos de manutenção devem garantir que os sistemas de controle sejam ajustados para a estação apropriada todos os dias. Uma inspeção visual da operação geral, bem como dos sistemas de segurança também é necessária diariamente. Semanalmente, inspecione os medidores e procure sinais de vazamento. Revise também os pontos de ajuste e programações. Os sensores devem ser limpos e inspecionados quanto à saída correta a cada mês. A calibração dos sensores, incluindo temperatura, umidade e pressão, deve ser concluída a cada ano.
Outros controles importantes: compressores de ar, chillers, torres de resfriamento, alarmes de incêndio, detectores de fumaça, motores, bombas, caldeiras a vapor, veículos e frotas
Confira 5 motivos para investir em um software de gestão de manutenção.