Telemetria: mensurar resultados para uma gestão inteligente

Telemetria ou a arte de medir distâncias, é um conjunto de técnicas com as quais se busca a capacidade de monitorar, aperfeiçoar ou prever condições de equipamentos, máquinas, veículos entre outros. Em outras palavras, a telemetria é um conjunto de sistemas para monitorar as mais diversas aplicações. Quando aplicada, a telemetria gera um gigantesco número de informações que podem ir desde o monitoramento de temperatura de uma caldeira, até os ciclos mais avançados na linha de produção de equipamento ou manufaturados.

A aplicação da telemetria, no caso de uma usina energética, encontra-se presente numa planta para constatar algumas informações cruciais para o aumento da produtividade ou na hora de recolher resultados. Um exemplo: a casa de força de uma determinada usina produz X walts hora, as turbinas que estão vinculadas a ela informam a produtividade sistematicamente para um sistema supervisório (aplicação que tem por finalidade capturar e monitorar dados de equipamentos); pronto! Possuímos uma infinidade de informações brutas. Entretanto, os dados dispostos não são qualificáveis humanamente, sendo necessário a sistematização destes dados para poder gerar relatórios específicos da produtividade da turbina. É nesse ponto que entra a telemetria! Ela, através de agrupados maiores (controles/controles compostos), apontam de maneira assertiva e humanamente compreensível a produtividade de determinada casa de força.  

Uma outra aplicação mais simples seria no caso de uma usina que produz latinhas em seus equipamentos. Hora numa mesma usina pode existir mais de um equipamento de produção de latinhas, mas gostaríamos de saber quantas latinhas são produzidas em determinado período em toda a usina. Para chegar a essa informação precisamos primeiro capturar de um sistema supervisório os indicadores, após isso, sistematizar estas informações e poder aplicar sobre elas um ou mais indicadores de qualidade ou quantidade. Se pensarmos que na usina em questão temos 3 máquinas e cada uma delas produz 3 latinhas por hora, para poder mensurar a capacidade de produção desta planta, precisamos realizar um cálculo simples: 3 máquinas VEZES 3 latinhas por hora, teremos então a capacidade de saber que a usina produz 9 latinhas por hora.

Nos cenários ilustrados observamos apenas informações simples, mas com base nelas podemos traçar uma infinidade de capacidades para responder perguntas como: em qual horário existe maior geração energética? Qual equipamento produz mais manufaturados? Quanto tempo determinado equipamento fica ligado? Qual a projeção de custo de equipamento X capacidade produtiva?

Poder mensurar o que acontece em sua indústria é fundamental para o aumento da produtividade e a assertividade no desempenho da equipe técnica. Além disso, com o conjunto certo de informações, é possível ir ainda mais longe, com base nos indicadores é possível prever ou mapear possíveis erros no processo, o chamado monitoramento preventivo, o qual pode usar uma IA para poder mapear possíveis cenários e constituir manutenções preventivas.

A SISMETRO Sistemas oferece à sua empresa a capacidade de realizar, analisar, valorar e performar informações telemétricas com a utilização da mais alta tecnologia na geração de controles, controles compostos ou monitoramento em tempo real.