Manutenção Reativa
A manutenção reativa só entra em operação quando algum equipamento quebra ou apresenta falha, portanto somente após confirmado algum problema no equipamento, que a manutenção reativa entra em ação.
Este tipo de manutenção tem um custo extremamente elevado. Por só atuar após algum problema, a produção é prejudicada, visto que pode haver a parada da máquina ou equipamento, comprometendo também a qualidade do produto. Outra questão, é que o problema pode não ser resolvido em definitivo, pois nem sempre existe uma investigação para entender como surgiu o problema.
Confira as desvantagens deste tipo de manutenção:
- Aumento dos custos: Ela é mais cara a longo prazo do que a manutenção preventiva, que é realizada antes da falha, e a manutenção preditiva, que é realizada durante o funcionamento do equipamento para identificar possíveis falhas. Além disso, a manutenção reativa geralmente exige mais tempo e recursos para ser realizada, levando a custos adicionais, como os custos com reparos e peças extras.
- Problemas com a qualidade: Outra desvantagem da manutenção reativa é que ela pode afetar negativamente a qualidade dos produtos ou serviços. Isso acontece porque, geralmente, as máquinas e equipamentos que apresentam problemas devem ser devolvidos rapidamente ao seu pleno funcionamento. Com isso, não é feita uma análise criteriosa do problema.
- Perda de produtividade: Em alguns casos onde ocorre a parada total da máquina ou equipamento, a produção é afetada, acarretando atrasos na entrega de produtos ou serviços.
- Riscos à segurança: Por acontecer problemas e falhas nas máquinas e equipamentos, é possível que haja os mais diversos riscos à segurança dos colaboradores, desde vazamentos de compostos químicos até explosões.
Compras emergências: Havendo problemas repentinos e inesperados, pode-se haver falta de alguma peça ou componente que necessite troca. Com isso, é necessário adquirir essas peças em falta o mais rápido possível, porém, em algumas ocasiões é possível que o fornecedor não consiga entregar a peça rapidamente, prejudicando ainda mais a produtividade da empresa.
A melhor forma de evitar a manutenção reativa, é realizar a manutenção preventiva ou preditiva. Com o SISMETRO, é possível gerenciar todos os tipos e processos de manutenção em sua empresa.