Principais tendências na Tecnologia da Saúde

A população está envelhecendo e o setor de saúde está enfrentando uma escassez de profissionais. Isso significa que a tecnologia precisará desempenhar um papel cada vez maior para ajudar os profissionais de saúde a cuidar dos pacientes.

Inteligência Artificial
A tecnologia de aprendizado de máquina tem sido usada com sucesso em uma ampla gama de aplicações no setor de saúde. Essa tendência continuará em 2023, à medida que a tecnologia se infiltra em mais componentes da indústria, como por exemplo:

- Aplicações clínicas: Tecnologias como visão digital e reconhecimento de padrões ajudarão os profissionais de saúde a diagnosticar e identificar com mais precisão os estados da doença para melhorar a tomada de decisões e os resultados dos pacientes.

- Pesquisa farmacêutica: As ferramentas de IA ajudam os pesquisadores e biofarmacêuticos a prever os resultados dos ensaios clínicos, bem como os possíveis efeitos colaterais no desenvolvimento de medicamentos.

- Eficiência administrativa: Muitas soluções são projetadas para agilizar o processamento de pedidos de medicamentos, gerenciamento de registros médicos eletrônicos e documentação de prontuários e laudos.

- Monitoramento de quadro clínico: A IA pode desempenhar um papel no monitoramento da saúde dos pacientes, trabalhando com ferramentas de monitoramento remoto.

Serviços remotos e a domicílio
Realizando o atendimento remoto por vídeo-chamadas, por exemplo, pode-se realizar o acompanhamento de pacientes, sem que estes se dirijam até uma unidade de saúde. Obviamente há casos em que esse tipo de atendimento é inviável, mas a prescrição de medicações e cuidados e conversas periódicas com um médico são viáveis e podem diminuir o fluxo de pacientes nas unidades de saúde, além de facilitar a questão de deslocamento.

Serviços como hospital domiciliar, assistência médica domiciliar e outras soluções semelhantes estão ganhando popularidade. Enfermeiros, paramédicos ou outros profissionais de saúde podem viajar para a casa de um paciente e, em seguida, conectar-se remotamente com médicos especializados para estender os serviços de saúde com eficiência.

Tecnologia Robótica
A tecnologia robótica está revolucionando o setor de saúde, ajudando os profissionais de saúde a gerenciar o trabalho de rotina, abordar situações de alto risco, melhorar a precisão em várias áreas, ampliar o alcance dos cuidados de saúde ou trazer conforto adicional aos pacientes. A tecnologia robótica está revolucionando o setor de saúde de várias maneiras, ela pode ajudar os profissionais de saúde a:

- Gerenciar o trabalho de rotina: os robôs podem ser usados para tarefas como entregar medicamentos e suprimentos, limpar e desinfetar áreas e até mesmo fornecer companhia aos pacientes. Isso libera os profissionais de saúde para se concentrarem em tarefas mais complexas e importantes.

- Abordar situações de alto risco: os robôs podem ser usados para realizar cirurgias minimamente invasivas, que são mais precisas e menos traumáticas para os pacientes. Eles também podem ser usados para fornecer cuidados a pacientes em isolamento ou que estão em risco de queda ou de outras lesões.

- Melhorar a precisão: os robôs podem ser usados para tarefas que exigem um alto nível de precisão, como administrar medicamentos ou realizar procedimentos médicos. Isso pode ajudar a reduzir os erros médicos e melhorar os resultados para os pacientes.

- Ampliar o alcance dos cuidados de saúde: os robôs podem ser usados para fornecer cuidados a pacientes em áreas remotas ou que não podem se locomover até um hospital ou clínica. Isso pode ajudar a garantir que todos os pacientes tenham acesso aos cuidados de que precisam.

- Trazer conforto adicional aos pacientes: os robôs podem ser usados para fornecer companhia e apoio emocional aos pacientes. Eles também podem ser usados para fornecer informações e educação aos pacientes, o que pode ajudá-los a entender melhor suas condições e tratamentos.

Automonitoramento
Cuidados com a própria saúde são extremamente importantes. Pensando nisso, existem tecnologias para monitorar o estado de saúde pessoal, como monitoramento de sinais vitais, monitoramento de condicionamento físico, monitoramento do sono e suporte à dieta.

Gerenciamento de operações de ativos
As equipes de manutenção, confiabilidade e operações nas organizações de saúde enfrentam desafios crescentes com o aumento do número de tecnologias e ativos que estão diretamente relacionados aos cuidados e resultados do paciente. Isso ocorre porque essas tecnologias e ativos podem ser complexos e caros de manter, e qualquer interrupção em seu funcionamento pode ter um impacto significativo nos pacientes.

Embora essas equipes muitas vezes operem em segundo plano, seu papel em manter o equipamento funcionando de maneira confiável impacta grandemente nas unidades de saúde. Como resultado, as organizações de assistência médica recorrem ao gerenciamento de operações de ativos para manter suas instalações e equipamentos operando de forma confiável, de forma a minimizar a possibilidade de falhas.

É possível perceber que haverão mudanças significativas na área da saúde, e uma das principais dificuldades nessas mudanças é fazer o gerenciamento de operações, manutenção e ativos. O SISMETRO é uma solução para todas essas questões.

Aqui você encontra mais artigos relacionados à área da saúde.