Fabricação sem Iluminação

O que é fabricação sem luzes?
A fabricação sem luz é uma filosofia de fabricação que não depende do trabalho humano. Instalações que empregam manufatura sem iluminação são conhecidas como “fábricas escuras”. O nome indica que a planta continua produtiva mesmo quando as luzes estão apagadas.

Estamos vendo a fabricação de luzes apagadas surgir na vida real, em vez de apenas imaginá-la em um filme de ficção científica. Com o surgimento da Indústria 4.0 e os avanços nas tecnologias de robótica e automação, muitas atividades não requerem mais intervenção manual e máquinas não tripuladas agora podem executá-las.

Quais são as vantagens da automação?
As principais vantagens da automação capitalizam aspectos da fabricação que as capacidades humanas tradicionalmente limitam. Com menos intervenção humana, os processos tornam-se mais rápidos e precisos. A automação permite reduções significativas no tempo necessário para produzir uma unidade de produto. Além disso, a automação minimiza o potencial de erro humano nas tarefas de produção.

As empresas também padronizam os níveis de qualidade eliminando os componentes manuais da produção. A automação está provando ser um investimento sólido para instalações de fabricação que deram o salto para a fabricação robótica.

Quais são as desvantagens da automação?
Maior produtividade e precisão certamente são vantagens competitivas atraentes. No entanto, as instalações devem pensar duas vezes sobre a automação do armazém devido a vários impactos que a acompanham.

Uma desvantagem de mudar para uma instalação automatizada são os custos iniciais. As empresas tradicionais existentes tendem a se deparar com esse problema mais do que instalações recém-projetadas. A mudança estrutural que vem com a automação, bem como novos equipamentos para permitir a automação, podem resultar em uma grande conta inicial.

Outro impacto significativo da automação afeta a força de trabalho humana. A automação abre caminho para novos empregos em uma área de especialização diferente, mas a que custo? Existe o potencial de substituir empregos humanos quando as tarefas são atribuídas a robôs e máquinas. O surgimento de fábricas escuras também tem o potencial de causar uma mudança na demanda por empregos.

Exemplos de “fábricas escuras”
A maioria das fábricas automáticas ainda requer alguma forma de contato humano para configurar e manter. No entanto, algumas dessas instalações já operam com significativamente menos intervenção humana, com braços robóticos e até robôs sobre rodas.

- FANUC: uma empresa japonesa secreta que é sem dúvida uma das primeiras empresas a implementar uma cultura de fabricação de luzes apagadas.
- Amazon: a gigante da tecnologia usa extensivamente sistemas robóticos em seus centros de distribuição com o mínimo de intervenção humana.
- Philips: uma empresa conhecida por produzir barbeadores elétricos, entre outras coisas, que se orgulha de uma instalação com 128 robôs enquanto emprega menos de uma dúzia de colaboradores para garantia de qualidade.