Qual a importância da Lubrificação de Máquinas e Equipamentos
O que é lubrificação?
Lubrificação é uma técnica para lubrificar com óleos minerais, sintéticos ou biodegradáveis duas ou mais peças em atrito. O objetivo é diminuir o desgaste gerado pelo atrito e possibilitar que as peças cumpram suas funções de forma correta, evitando falhas e paradas desnecessárias.
Qual a importância de manter máquinas e equipamentos lubrificados?
A falta de lubrificação em qualquer maquinário leva a falhas que impactam diretamente nos custos com manutenção. Existem lubrificações que só devem ser feitas de acordo com o tempo operacional da máquina, mas há também máquinas que precisam ser diariamente lubrificadas devido ao processo que realizam, como uma retroescavadeira por exemplo. A fim de evitar o desgaste excessivo e gastos com reparos, é muito importante manter os equipamentos lubrificados.
Uma ótima forma de fazer isso, é criando planos periódicos de lubrificação. Esta prática traz os seguintes benefícios:
- Diminuição de desgaste de peças
- Diminuição de ruídos
- Redução do consumo de energia
- Aumento da eficiência da máquina
- Diminuição de recorrência de falhas
Obviamente não se trata somente de lubrificar no momento certo, mas também de usar o lubrificante certo e quais as ferramentas necessárias.
Tipos de lubrificantes
- Líquidos: São lubrificantes que são compostos por óleo e aditivo. Normalmente são pouco viscosos e são ideais para sistemas de transmissão.
- Sólidos: São os lubrificantes mais usados quando existe contato direto entre duas peças.
- Pastosos: Também conhecidos como graxas. Além do óleo, compõem espessantes e aditivos.
- Gasosos: Já os lubrificantes gasosos, por sua vez, são usados em superfícies muito lisas. Geralmente são usados em forma de spray.
Qual é o tipo mais indicado?
Não existe uma única resposta para essa questão, já que o tipo de lubrificante vai depender do tipo de equipamento ou máquina. Em alguns casos, o fabricante do maquinário tem um indicativo de que lubrificante usar. Mas quando não há especificações, deve-se usar somente os lubrificantes testados e comprovadamente eficientes.
Lubrificantes sintéticos
Originados do petróleo, é menos propício à oxidação, Menos propício à contaminante e possui maior resistência a variações de temperatura.
Lubrificantes minerais
Lubrificantes minerais são mais baratos que os sintéticos ou semi-sintéticos devido à sua origem que se dá no petróleo bruto. Geralmente necessitam trocas mais frequentes.
Lubrificantes semi-sintéticos
São a junção de lubrificantes sintéticos com lubrificantes do tipo mineral. Possuem custo benefício maior e não exigem trocas frequentes.
Que peças exigem maior atenção para lubrificação?
- Engrenagens
- Correntes
- Cabos de aços
- Acoplamentos
Lubrificar máquinas e equipamentos não é uma tarefa simples e sem importância, é parte fundamental de qualquer indústria. Para realizar esta importante tarefa, um software de gestão de manutenção pode ajudar. Com o SISMETRO, é possível criar planos de manutenção para qualquer serviço de manutenção, bem como especificar quando deve ser realizado, com que ferramentas, em quais peças e qual lubrificante usar.