Calibração: Rastreável ou RBC?

Uma dúvida comum entre os usuários do sistema de qualidade é a correta terminologia utilizada tanto nas calibrações quanto nos instrumentos vigentes no país.

O termo “calibração rastreável ou rastreada” aparece na ISO 9001 (2008 ou 2015) e atende a todas as demais normas utilizadas em conjunto ou em empresas de diversos segmentos. Somente é necessária a calibração RBC em casos onde a norma corresponde ao Sistema da Qualidade. Em todos os outros casos, a escolha fica ao cliente.

Um bom exemplo são empresas que têm o seu sistema da qualidade baseado na ISO IEC 17.025. Essa Norma compreende calibração e ensaio.

E quais são as suas diferenças, para que o cliente possa escolher a melhor para seu Sistema de Qualidade?

A sigla RBC significa que o laboratório é pertencente à Rede Brasileira de Calibração. Quando um equipamento é calibrado por uma empresa acreditada é dispensado a necessidade de comprovação da rastreabilidade dos métodos utilizados, uma vez que estes já foram comprovados pelo INMETRO através da norma ISO 17025.

Em calibrações realizadas pela RBC, não há a necessidade da apresentação de rastreabilidade em nenhum momento. Seja em auditorias internas ou externas, o certificado de calibração do instrumento auditado é o primeiro a ser observado na rastreabilidade. A principal diferença desse certificado é o selo do Cgcre. Portanto, para esse instrumento, não há a necessidade de certificar os padrões utilizados na calibração.

Algumas calibrações feitas pela RBC têm seus procedimentos descritos por Norma. Com objetivo de aumentar ainda mais a confiança nos resultados, tem se exigido mais dos laboratórios, por esses motivos, geralmente essa calibração é mais lenta e custosa.

Isso não significa que ela seja inferior. A calibração rastreada é menos custosa e mais rápida pois não exige tantos controles de documentação e pode ser executada por qualquer técnico que possua o treinamento e competência necessária.

Os procedimentos da calibração rastreada são definidos pela empresa contratada e, normalmente, podem ser executados no local. Essa facilidade faz com que o equipamento possa ser disponibilizado para uso no mesmo dia em que foi submetido aos procedimentos. Para empresas que não precisam de alta confiabilidade dos resultados de suas medições, a calibração rastreada é uma opção mais econômica.

Os dois modelos de calibração precisam conter o mesmo conteúdo e os mesmos padrões, garantindo a qualidade do serviço e as incertezas dentro dos critérios esperados pelo contratante.