Agronegócio e a Manutenção Preditiva
Quando se fala em manutenção preditiva, é muito importante compreender quais são as dificuldades que impedem que seja realizada. Geralmente, as ações preditivas são difíceis de serem implementadas pelas empresas entenderem que é um gasto que não trará retorno e pelo receio que há em procurar parâmetros desconhecidos nos equipamentos.
No agronegócio existe uma demanda de que seus equipamentos realizem tarefas de forma eficiente e rápida, para aumentar a produtividade e a capacidade individual de trabalho. Assim como em qualquer outra área industrial, os maquinários agrícolas requerem cuidados especiais com relação à sua manutenção e conservação. A manutenção preditiva é essencial para evitar o desgaste prematuro dos equipamentos e garantir o seu funcionamento adequado.
A partir do monitoramento do desempenho do maquinário agrícola por meio de tecnologias avançadas, é possível prever possíveis falhas e agir de forma preditiva, realizando manutenções antes que ocorram problemas graves. Com estas práticas, a gestão pode evitar paradas não planejadas, reduzindo os custos com manutenções inesperadas e aumentando a eficiência operacional.
Se não houver manutenção preditiva
No caso de não haver a manutenção preditiva, irregularidades que podem ocasionar falhas graves podem não ser detectadas, prejudicando o maquinário e levando a gastos desnecessários. É necessário um investimento inicial, que é compensado a médio e longo prazo, visto que com este tipo de manutenção pode-se aproveitar o equipamento ao máximo, sem gastos adicionais com reparos.
Caso alguma peça ou componente do maquinário quebre ou apresente falha, haverá uma redução na produção já que será necessário parar as atividades para realizar o reparo, trazendo mais gastos. Existem inúmeras outras consequências decorrentes da falta de manutenção preditiva, que, somadas aos gastos com conserto que geralmente são elevados, trazem impactos negativos pela parada dos ativos.
Utilizando um software adequado para a gestão de manutenção, é possível controlar a manutenção preditiva e também os maquinários, estando online ou offline, até mesmo no campo.