Handling

A palavra “Handling” é uma abreviatura de “Ground Handling Services”, que é uma denominação inglesa para englobar todos os serviços de apoio a aeronaves, desde bagagens e cargas até passageiros. Esses serviços podem ser prestados pelo próprio aeroporto ou por empresas privadas.

Alguns dos serviços incluem: 
- Manutenção de rotina
- Parqueamento
- Carregamento e descarregamento de carga
- Degelo (remoção de neve e gelo)
- Reboque com pushback (utilizado quando não há espaço para o avião manobrar sozinho, é efetuado por um veículo que reboca o avião)
- Abastecimento de combustível  e óleo
- Catering (abastecimento de alimentos)
- Limpeza técnica de aviões
- Comunicações e controlo aéreo
- Raio-X de bagagem
- Sala de espera (lounge)

O handling envolve muitos procedimentos, que ocorrem entre a chegada do avião ao portão do terminal e sua decolagem. Para que o tempo durante o qual a aeronave permaneça estacionada, não seja muito prolongado, é necessário rapidez, eficiência e precisão durante a realização dos serviços.

Handling e manutenção
As equipes de manutenção são responsáveis por manter as aeronaves em boas condições de voo e garantir a segurança dos passageiros e cargas. A manutenção é realizada por mecânicos especializados que devem realizar inspeções regulares nas aeronaves, identificar e corrigir problemas e realizar manutenção preventiva. Os procedimentos específicos de manutenção variam dependendo do tipo de aeronave e dos regulamentos aplicáveis.

Todas as operações de handling são realizadas por uma variedade de profissionais, incluindo comissários de bordo, mecânicos, técnicos de solo, controladores de tráfego aéreo, policiais, bombeiros e agentes de segurança. Por ser uma atividade complexa, é necessário ter um gerenciamento eficiente, e, para isso, a melhor opção é um software de gestão e manutenção, para agilizar os serviços e gerir os processos de forma adequada.