Envolvimento dos Colaboradores
A importância do envolvimento dos colaboradores
O envolvimento dos colaboradores é fundamental para o sucesso dos negócios modernos de hoje. A tecnologia mudou a força de trabalho. Profissionais remotos e a tendência de mudar de carreira é muito mais comum do que nunca. Como resultado, a maioria das empresas enfrenta o desafio de encontrar e reter os melhores talentos engajados e investidos na visão e nos objetivos do negócio. Colaboradores engajados tomam decisões mais inteligentes, o que leva a um melhor desempenho geral da empresa.
As organizações que podem desenvolver um alto nível de engajamento dos colaboradores normalmente têm um ganho por ação mais alto e podem sair rapidamente de tempos difíceis. Colaboradores engajados também são mais motivados a contribuir para o crescimento e a inovação de uma empresa, o que muitas vezes significa impulsionar a organização além de sua concorrência. O envolvimento dos colaboradores também pressupõe um alto nível de confiança entre o colaborador e o empregador, um nível significativo de comprometimento e uma comunicação transparente e honesta.
Para os colaboradores, um alto nível de engajamento significa que eles estão entusiasmados em ir trabalhar pela manhã e entendem que contribuem para um objetivo maior dentro de sua empresa. Para os empregadores, o envolvimento positivo dos colaboradores significa que os membros da equipe têm orgulho de trabalhar para seus negócios e são leais à organização. Eles estão dispostos a ir além para promover os objetivos da empresa.
Qual é o custo do desengajamento dos colaboradores?
Antes de falarmos sobre desengajamento de colaboradores, é importante entender as categorizações. Como discutimos, colaboradores engajados são aqueles que estão envolvidos e comprometidos com seu empregador e trabalho. Quando falamos de colaboradores ativamente desengajados, estamos falando de membros da equipe que têm experiências de trabalho terríveis e são extremamente infelizes.
De acordo com uma pesquisa da Gallup, o número de colaboradores ativamente desengajados está diminuindo. No entanto, mais da metade dos trabalhadores do mundo se colocam na categoria “não engajados”. Isso normalmente significa que eles estão se sentindo medíocres em relação ao seu trabalho e estão simplesmente realizando tarefas para obter um salário. Eles não são investidos ou conectados ao seu empregador e são mais propensos a sair quando uma oferta de emprego melhor aparecer. O desengajamento dos colaboradores pode custar uma quantia significativa de dinheiro para uma empresa.
De acordo com outra pesquisa da Gallup, os colaboradores que não estão engajados têm taxas de ausências 37% maiores, produtividade 18% menor e lucratividade 15% menor. Além disso, os colaboradores desengajados ou não engajados contribuem para as taxas de rotatividade das empresas. Recrutar, contratar e treinar novos colaboradores a uma taxa alta também pode custar muito dinheiro à empresa. Reter os melhores talentos é uma das principais vantagens do engajamento dos colaboradores.
Como aumentar o engajamento dos colaboradores?
De acordo com uma pesquisa da Gallup, apenas 15% dos colaboradores em todo o mundo estão engajados em seus empregos. Como resultado, aumentar o engajamento dos colaboradores tem o potencial de fazer uma diferença significativa nos resultados de uma empresa.
Uma ação que uma empresa pode realizar para aumentar o engajamento dos colaboradores é garantir que todos os membros da equipe estejam nas funções corretas com treinamento adequado para que possam realizar seus trabalhos com sucesso. Também é importante que a gerência fale regularmente com sua equipe e analise o progresso, feedback, reclamações, bem como o próprio tópico de engajamento.
Outro fator importante para melhorar o envolvimento dos colaboradores é garantir que eles estejam fazendo um trabalho cuidadoso e significativo que contribua para a visão geral do negócio. A tecnologia pode ajudar muito a melhorar a qualidade do trabalho. Por exemplo, várias ferramentas de automação e inteligência artificial podem lidar com uma grande quantidade de tarefas mundanas e repetitivas. Isso então libera os colaboradores para aprender habilidades de nível superior e buscar carreiras mais gratificantes
Outras medidas que uma empresa pode tomar para aumentar o engajamento dos colaboradores têm a ver com ajudar os membros da equipe a se sentirem valorizados como seres humanos. Por exemplo, uma empresa pode incentivar a flexibilidade, proporcionando mais liberdade nos horários de trabalho e localização. Além disso, uma empresa pode apoiar uma comunidade ou organização de caridade, bem como incentivar dias de voluntariado pagos em que os colaboradores possam trabalhar juntos por uma boa causa.
Por fim, certifique-se de medir o envolvimento dos colaboradores regularmente. Uma coisa a lembrar é que, ao realizar pesquisas de engajamento de colaboradores, você deseja discutir tópicos e situações que podem ser melhorados e alterados. Não cometa o erro de coletar dados irrelevantes ou discutir tópicos impossíveis de melhorar. Os colaboradores querem ser ouvidos, e parte da melhoria do engajamento é garantir que a gerência ouça e aja.