Manutenção preventiva na hotelaria

Quando se trabalha com o público é preciso ser minucioso e ter muito zelo com todos os processos e materiais para assegurar o conforto e a integridade física das pessoas. No ramo da hotelaria, diante do Regulamento Geral dos Meios de Hospedagem, esse cuidado zeloso vem em dobro.

Partindo disso, entende-se que a prevenção nos serviços de manutenção de certos equipamentos de um hotel ou pousada, por exemplo, são de grande responsabilidade e importância para a qualidade do atendimento prestado. É preciso evitar que uma máquina quebre para realizar a sua troca, isso porque o mau funcionamento de qualquer equipamento de um hotel pode colocar em risco a saúde dos hóspedes. Por exemplo, um aquecedor de água com desgaste ou desregulado pode ultrapassar a temperatura ideal e provocar queimaduras em clientes que estão no banho.  

Desta forma, é imprescindível que tudo esteja operando corretamente para proporcionar uma excelente hospedagem e, consequentemente, conquistar a satisfação dos clientes garantindo melhores reviews

Com um bom plano de manutenção preventiva em dia, você e sua equipe terão todas as informações de forma organizada e integrada, viabilizando benefícios como:
    - Otimização do funcionamento dos ativos;
    - Redução da incidência de defeitos;
    - Identificação e correção de falhas antes do equipamento avariar;
    - Melhora no desempenho das máquinas;
    - Aumenta a vida útil dos equipamentos;  
    - Garante mais segurança de seus hóspedes e funcionários;  
    - Cria um histórico, com detalhes, de cada ativo;  
    - Reduz custos de operaçõe;
    - Garante a qualidade dos serviços a seus hóspedes;
    - Atende as ocorrências com mais agilidade;
    - Conquista ótimos reviews;
    - Assegura a comodidade de seus clientes;

Como fazer uma manutenção preventiva para hotéis e redes?  
Para realizar a manutenção preventiva, é necessário seguir alguns passos. Abaixo você confere as atividades principais da manutenção, porém cada empreendimento tem ativos diferentes e é necessário considerar todos os setores, unidades, máquinas e outros diferenciais que precisam estar incluídos no cronograma de manutenção para o seu negócio funcionar em perfeito estado.

    - Identificar tudo que o hóspede usufrui, como cama, banheiro, guarda-roupa, iluminação, interruptores, aquecedores, televisão, conexão com wifi e assim por diante;
    - Verificar o estado de conservação de todos os ativos do prédio;  
    - Verificar a necessidade ou não da troca de fluídos ou óleo;  
    - Verificar a necessidade de realocar;  
    - Necessidade ou não de substituir peças;  
    - Realizar a calibração de equipamentos;
    - Registrar cada abertura de chamado;  
    - Registrar cada atividade de manutenção realizada;
    - Definir os indicadores confiáveis que necessitam de acompanhamento;
    - Apresentar relatórios e quantitativos de horas trabalhadas por máquinas, e muito mais.

Com todas as informações acima detalhadas, registradas e com a manutenção preventiva dos ativos em dia, você garantirá um estabelecimento de excelência. No entanto, para médios, grandes hotéis e redes, manter todas as informações dos ativos organizadas, com um cronograma de atividades inteligente, garantindo que funcionários sigam à risca cada atividade agendada é necessário ter uma ferramenta que integre todas as equipes de forma digital.

Além de manter um histórico de cada unidade e máquina, contar com a plataforma de gestão de manutenção e ativos SISMETRO garante o cruzamento de dados de todos os setores, atividades, equipes de hard e soft servisse, como fornecedores, oferecendo muito mais agilidade e o ótimo desempenho para a sua operação de manutenção.