TAG Função

TAG – em inglês significa rótulo, rotular, etiqueta, etiquetar. Normalmente é usada para fazer identificação de alguma coisa. Desse modo, quando falamos em fazer tagueamento de qualquer objeto sendo ele uma máquina, equipamento, ou de qualquer patrimônio, estamos falando nada mais do que criar uma etiqueta contendo um código de identificação para cada objeto.

Existem diversos tipos de TAG ou etiquetas de identificação, utilizadas para as mais diversas aplicações em variados segmentos. Sendo alguns exemplos, varejo, indústria e serviços.

Além da TAG patrimonial, existe outro conceito de uso de TAG chamado de "TAG Função". Quando se utiliza apenas a TAG Patrimonial, a equipe de manutenção pode não diagnosticar recorrentes ocorrências de manutenção em um determinado patrimônio. Por exemplo, se um motor apresentar falha e for substituído por outro para não parar o processo de produção, cada motor terá apenas uma falha no histórico da sua TAG Patrimonial. No entanto, ao se utilizar o conceito de TAG Função, todo o histórico de manutenção e falhas fica vinculado diretamente à TAG Função, que representa a posição e a função do equipamento dentro do processo produtivo ou operacional em que o patrimônio está inserido.

A partir da implementação das TAG’s de Função é possível consultar todo histórico de falhas sobre a função, assim como consultar o histórico de movimentação de patrimônios que passaram pela TAG Função.

É importante entender que dentro da gestão é possível que sejam utilizados ambos conceitos de TAG em paralelo de maneira complementar e sinérgica. Além disso, todos os conceitos de normas de tagueamento e boas práticas desse processo se aplicam tanto para TAG Patrimonial como para TAG Função.