Gestão de padrões de medição utilizados em calibrações e ensaios

Gerenciar os padrões de medição utilizados em calibrações e ensaios é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes na gestão da qualidade de um laboratório de metrologia. Pensando nisso, elaboramos o fluxo abaixo que expressa de maneira bem didática o processo de gestão de um padrão de medição utilizado na realização de calibrações e ensaios no SISMETRO. 

Para facilitar a linguagem trataremos o que se refere a um padrão de medição utilizado em calibrações e ensaios simplestemente como "padrão".

TIPO DE TECNOLOGIA
Para utilizar um padrão no SISMETRO o primeiro passo é verificar se o tipo de tecnologia dele está ativo (exemplo: multímetro, analisador de ventilação, peso padrão e etc). Os tipos de tecnologia são padronizados pela SISMETRO, para solicitar o cadastramento de um novo tipo acione a equipe de suporte.

CADASTRO DE PATRIMÔNIO
Para utilizar um padrão no SISMETRO é necessário que o mesmo esteja cadastrado como um patrimônio, para tal recomendamos cadastrar um solicitante e/ou localização para alocar os seus padrões (exemplo: engenharia clínica, laboratório de metrologia, oficina e etc). 

Após cadastrar o padrão na listagem de patrimônios do laboratório o usuário deverá cadastrar os canais de medição do padrão. Cada canal possui suas próprias configurações de grandeza, unidade de medida e tolerâncias de aprovação. Alguns padrões possuem vários canais que medem grandezas diferentes como no caso de um multímetro que pode, por exemplo, medir corrente elétrica (A), tensão elétrica (V), resistência elétrica (Ω) e etc. Já outros padrões possuem vários canais da mesma grandeza como no caso de um datalogger de temperatura multicanal, onde todos medem temperatura (°C). Ainda outros possuem apenas um canal como no caso do peso padrão, que possui somente a grandeza massa (g).

UNIDADE DE MEDIDA
Antes de configurar um canal de medição de um padrão é necessário que a unidade de medida em que ele opera esteja ativada (exemplo: g, V, A, W, PSI e etc). As unidades de medida, incluindo seus múltiplos e submúltiplos são padronizados pela SISMETRO de acordo com o SI - Sistema Internacional de Unidades, para solicitar o cadastramento de uma nova unidade de medida acione a equipe de suporte.

MODELO DE CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO
Para registrar um certificado de calibração de um padrão o usuário deverá primeiro criar um “modelo de certificado de calibração de padrão” e configurar a quais filiais, solicitantes e tipos de tecnologia ele se aplica. Isso é necessário visto que o padrão é calibrado por um laboratório tercerizado.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO
Para registrar um certificado de calibração de um padrão o usuário deverá primeiro abrir uma SS para ele. Este passo é necessário para garantir a plena gestão e rastreabilidade das informações. 

EMISSÃO DE CERTIFICADO
Com a SS aberta o usuário poderá registrar a emissão do certificado de calibração, incluindo a tabela de resultados e o upload do documento. Para registrar o certificado é necessário que o laboratório emissor esteja cadastrado como "fornecedor" no SISMETRO. Não é possível registrar um certificado de calibração de um padrão sem inserir a tabela de resultados. Para mais informações leia o artigo “O que é um padrão de medição utilizado em calibrações e ensaios?”

APROVAÇÃO
Após a tabela de resultados e o upload do certificado de calibração do padrão ter sido realizado, o SISMETRO irá confrontar as incertezas de medição e o erro (tendência) com as configurações de tolerâncias de cada canal. Caso os resultados estejam dentro das tolerâncias configuradas o certificado será aprovado e, caso contrário, será reprovado. Para aprovação manual o usuário deverá configurar que a tolerância do canal é "livre". 

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO
Agora que o certificado de calibração de seu padrão está devidamente registrado e aprovado, você pode lançar as demais informações relevantes na SS (exemplo: custos, NF, observações e etc) e encerra-la. Pronto! Seu padrão já pode ser utilizado nas calibrações e ensaios.