Como criar uma Lista de Verificação de Manutenção Preventiva?

Criar uma lista para sua empresa pode ser um pouco difícil pois a criação envolve dados, práticas de controle e especificações próprias, mas, com as dicas deste artigo será muito mais fácil.

Tenha um objetivo claro
Primeiramente, é necessário analisar os dados de manutenção atuais para definir objetivos. Alguns objetivos potenciais podem incluir: 

- Redução de custos de manutenção
- Melhorar o cumprimento do cronograma
- Minimizar rejeições de produção
- Aumentar o tempo de atividade do equipamento
- Reduzir a incidência de falhas
- Melhorar a segurança

Seus objetivos podem incluir vários destes itens, já que estão interligados. Como por exemplo, reduzir as falhas do equipamento pode aumentar o tempo de atividade, melhorar a segurança e minimizar as rejeições. Alguns itens terão mais prioridade que outros em alguns momentos, mas todos irão ajudar a criar a lista de verificação de manutenção.

Documente todas as informações possíveis
Depois de definir quais são seus objetivos, é necessário documentar tudo, desde especificações do equipamento que receberá a manutenção, bem como seus componentes, quando foi a última manutenção ou revisão, qual o modelo e número de série, quem é o responsável pelo equipamento, qual o tempo de atividade e inatividade, histórico de manutenção, entre outros. Isso é necessário para ter controle do equipamento, prever que medidas serão necessárias e ajustar os objetivos da manutenção.

Siga as regras
A maioria das empresas precisa atender a requisitos rígidos de saúde e segurança. Isso significa manter certos equipamentos em bom estado de conservação. Os regulamentos federais e estaduais podem ter regras que exigem determinadas tarefas e procedimentos de manutenção. Ao criar a lista de verificação de manutenção preventiva, é necessário se atentar para cumprir estas regras.

Selecione os ativos
Algumas listas de verificação abrangem mais de um ativo, enquanto outras são projetadas para um ativo único. É necessário selecionar quais ativos ficarão em cada lista e definir quais terão mais impacto. Alguns tipos de ativos podem ser:

- Máquinas e equipamentos que são essenciais para seus processos
- Ativos de alto risco
- Ativos que são regidos por regulamentos federais e estaduais

Descreva as tarefas
O próximo passo é definir quais tarefas estarão em sua lista bem como a frequência, a prioridade e as ferramentas necessárias para cada uma delas.

Ofereça instruções detalhadas
É necessário que o técnico que realizará a manutenção saiba exatamente o que fazer e como fazer, por isso detalhes de como realizar a tarefa, uma estimativa de quanto tempo levará e as ferramentas necessárias devem ser organizadas em uma ordem sequencial sensata. É necessário também, que o técnico possa fazer anotações e tirar fotos, para registrar a manutenção e também se houve alguma situação específica durante o processo.

Treine todos os usuários da lista
Após a criação da lista de verificação, os colaboradores precisam usá-la corretamente e constantemente. Alguns podem não gostar ou resistir à adoção da lista de verificação, mas é necessário mostrar que são importantes e demonstrar as melhores práticas facilitando seu uso. Pode levar algum tempo, mas os resultados finais valem o esforço.

Acompanhe os resultados e faça ajustes se necessário
Após a inclusão da lista de verificação, monitore os resultados à medida que é colocada em prática. Com o passar do tempo pode ser necessário adicionar ou subtrair itens da lista, ajustar o tempo necessário para concluir a tarefa ou treinar novamente seus técnicos, visando uma melhoria contínua. Pode ser útil considerar um período de tempo para testes, e com base nos resultados dos testes, criar uma lista de verificação definitiva.

O SISMETRO fornece modelos de lista de verificação de manutenção preventiva para sua empresa
A biblioteca de listas de verificação do SISMETRO garante precisão e padronização de processos, ao mesmo tempo em que agiliza e aprimora seus processos de manutenção. Com nosso sistema de gerenciamento de operações de ativos baseado em nuvem, você pode gerenciar sua programação manutenção preventiva no escritório ou em trânsito. Os recursos móveis do SISMETRO para listas de verificação de manutenção permitem que as equipes aumentem a consistência, pois os técnicos podem acessar listas de verificação e manuais para manutenção preventiva na palma da mão em qualquer lugar. Conheça nossas soluções.