Gerenciamento de Ativos na Manutenção e Confiabilidade
A gestão de ativos é um processo que visa otimizar o desempenho, o desempenho e a confiabilidade dos ativos de uma organização. Isso pode incluir equipamentos de linha de produção, máquinas de embalagem, frota de transporte ou veículos robóticos autônomos de ponta.
A implementação de um programa adequado de gerenciamento de ativos pode ajudar um fabricante a garantir o desempenho ideal, minimizar o tempo de inatividade não programado, reduzir os custos operacionais e prolongar a vida útil de equipamentos críticos.
Confira como o gerenciamento de ativos aprimora as iniciativas de manutenção e confiabilidade em um ambiente de fabricação industrial:
- Oferece estratégias de manutenção proativas: Embora a manutenção reativa tenha seu lugar em um plano de manutenção geral, em muitos casos, as empresas desejam mudar para um plano mais proativo que inclua manutenção preventiva e preditiva prioritariamente.
- Melhora a alocação e distribuição de recursos: Evitar gastos desnecessários com material é essencial. O gerenciamento de ativos pode ajudar a definir os ativos com base na criticidade, confiabilidade e desempenho. As empresas podem então priorizar seus esforços de manutenção e alocar recursos onde o trabalho irá gerar maior retorno.
- Tomada de decisão baseada em dados: Não é mais viável e adequado gerenciar empresas e a manutenção com base em registros mentais e supervisão somente humana. O gerenciamento de ativos depende da coleta, análise e interpretação precisas dos dados. Ao usar sistemas computadorizados de gerenciamento de manutenção (CMMS) e ferramentas de internet das coisas, como sensores, as empresas podem capturar informações de ativos em tempo real, históricos de manutenção e métricas de desempenho. Essa prática permite a tomada de decisões informadas, facilitando a análise da causa raiz e oferecendo suporte a iniciativas de melhoria contínua.
- Redução de riscos: Além de otimizar o desempenho do equipamento, o gerenciamento de ativos pode ajudar a identificar e gerenciar os riscos associados a problemas como falhas ou paradas não programadas. O mau funcionamento da máquina que pode causar risco aos funcionários, danificar ou comprometer a qualidade dos produtos ou resultar em violações de regulamentos governamentais deve ser identificado e tratado imediatamente. Isso reduz a probabilidade de falhas catastróficas, aprimora os protocolos de segurança e garante a conformidade com os padrões e normas governamentais.
- Redução de custos: Como o gerenciamento de ativos eficaz, é possível otimizar os custos associados à manutenção e à confiabilidade. Ao implementar boas práticas de gerenciamento do ciclo de vida dos ativos, as empresas podem prolongar a vida útil dos ativos, reduzir gastos desnecessários e alinhar as estratégias de manutenção com os objetivos gerais. Isso transforma o papel da manutenção e da confiabilidade de um mal necessário em um fator que contribui para o sucesso de uma empresa.
Ao adotar uma abordagem abrangente de gerenciamento de ativos, sua empresa pode aprimorar as práticas de manutenção e confiabilidade que aumentam a eficiência operacional, melhoram a satisfação do cliente e ajudam as empresas a obter vantagem competitiva. Conheça o SISMETRO e veja como otimizar o desempenho de sua empresa.